Translate

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Diderot e Voltaire...

acordei em sobressalto na cama, com um pigarro na garganta querendo expulsar os bofes para fora, querendo mas contendo-me numa tosse presa, por não haver por perto para onde; pigarreava e tossia com os lábios cerrados - quem visse pensaria: sufoca - cerrados até expulsar um aglomerado de saliva, num volume por demais anormal para um balde meio de água; seria no relógio 5 minutos antes da uma da manhã; estivera as duas horas anteriores a dormir profundamente; acordara de um sono profundo, à hora habitual de cerrar os olhos; quiçá por isso, recordei com imensa clareza a agoniante sensação de haver passado todo o dia sem nada escrever, somente lendo aqui e ali, algumas páginas de Diderot e outras sobre Voltaire e Proust; e foi garanto-vos no preciso momento em que tinha a boca cheia de saliva por não ter para onde expulsá-la que a inspiração veio clarear a matéria a escrever; eu senti o ímpeto de escrever sobre a razão de não escrever mais…
  (dias depois...)
    pois é senti, passado; passaram-se muitas horas...
    agora, presente, confesso a inspiração foi-se! naquele momento lembro-me foi o cansaço e o sono os culpados de não ter continuado a escrever... interrompi o processo de escrita pensando retomá-lo no dia seguinte... acontece que deixei passar mais que dois dias... e o que agora sei é que o que acabo de escrever não era o que dias atrás sentia...
    porém noto agora que sem ter acordado essa impressão sentida da razão de não escrever mais, escrevi uma outra! o cansaço e o sono!, pois bem lembrei agora o que eu pretendia dois dias atrás; escrever sobre a razão de sentir cansaço e sono depois de escrever algumas poucas horas...
... quem sabe um dia me debruce sobre a razão destas razões...
... até lá será sempre assim - o meu metabolismo acelerado, escreva eu muito ou pouco, depois de duas horas se tanto, faz-me levantar da cama ou da cadeira à procura do que comer…
... fortunas não herdei por isso criadas Celestes que me leve um Croissant à cama, depois de eu fazer tocar duas vezes a campainha, é sonhar
… mas continuando, seria indelicado falar-vos que li um pouco de Diderot e sobre Voltaire e Proust  sem dizer mais… penso assim porque eu, se me dissessem o mesmo, logo desejaria saber sobre eles! … de Diderot li o começo do Jacques o Fatalista de onde sublinhei uma frase que nestes conturbados tempos de escassez de ética judicial, de insolente corrupção politica, de diminuta consciência social, vem até a propósito,  «toda a bala que sai de uma arma tem o seu destino»; li esta frase e perguntei. A quem deveria ser endereçada, a frase? Perguntei e respondi: A todos aquele que usam e abusam de prepotência, protegida por influência do poder dos seus altos cargos políticos e judiciais; em prejuízo da qualidade de vida do próximo, do contribuinte, do réu e do arguido!...

Mas passemos para outro génio, Voltaire! e reparei bem nestes feitos “A partir de 1762 dedica-se energicamente a reabilitar algumas vítimas de erros judiciários. O Sr. Calas, negociante protestante de Toulouse, executado pela suposta morte do seu filho convertido ao catolicismo; Sirven, outro protestante de Castres refugiado na Suiça, depois do acusarem ter assassinado a filha que fugira para um convento; o cavaleiro La Barre, decapitado por ter insultado uma procissão; Lally Todendal, governador de possessões francesas na Índia, acusado de haver traído o rei e condenado à morte sem se poder defender.”… isto eu lia com o coração, sem saber da sua luta contra estes erros judiciários,,,, soube agora!... e mais apaixonado por Voltaire estou!, aliás, só podia, foi Nietzsche que mo deu a conhecer elogiando-o. Sim, eu teria lido toda a correspondência de Voltaire, em número superior a 10 mil cartas!


... sobre Proust! - primeiro eu não sabia nada! quando me aconselharam a ler a obra dele nem o nome dele sabia!, lembro-me quem foi e que no dia seguinte procurava-o na biblioteca!, fiquei admirado pela dimensão do livro!, enorme! depois, bem depois eu nunca mais parei do ler...
Há muito poucas alusões de Proust na "Procura" a Diderot e a Voltaire!, sobre Diderot  diz alguém na "Procura" que é superior a Homero!...

Sem comentários:

Enviar um comentário