Translate

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Consciência Social...

 agora, o teu olhar, sempre distraído em pensamentos e vagueações, focou aqui... e no interior do mistério dos nossos hemisférios...
começamos a partilhar ...
um médico meu conhecido há uns 14 anos, cumprimenta-me afavelmente com um sorriso... e pela qualidade desse cumprimento quase diria que simpatiza deveras comigo... digo diria porque certezas não tenho de agradar-lhe de verdade!, além do mais ele é médico de clínica geral habituado a sorrir para a maioria dos seus pacientes... e o seu sorriso tem decerto um cariz profissional,... contudo, parece-me o seu sorriso por minha causa, mais largo e duradouro... de quando em vez, a despedir-mo-nos, conjuntamente com o sorriso dá-me umas palmadas nas costas sobre as quais questiono a intenção... se as dá afectuosas ou para marcar bem o inicio da despedida, para eu ter essa noção, e me apressar a sair...
Eu por hábito mais calado que falador, no seu consultório, diante dele, falo-lhe com toda a eloquência dos meus sintomas,... ouve-me enquanto escreve com lentidão no teclado olhando o monitor... a sua longa experiência acumulada de anos a exercer clínica geral poderia adivinhar-se no cabelo pintado em casa... mas mais muito mais pelos seus diagnósticos... uma vez levei-lhe uma paciente de pele morena por sua pele andar a clarear em pequenas manchas umas aqui outras acolá que de dia para dia se alastravam... ele, aparentemente calmo, perguntou à paciente se frequentava praias e areias... Afirmativo, respondi-lhe... Depois disse ele - Não se amedronte, não tem nenhuma doença grave na pele... aliás não tem qualquer doença de pele, apanhou foi um fungo!! ... e sem se demorar escrevinhou no papel a receita para comprar na farmácia... uma pomada antifúngica...
... enquanto não chego ao final da história do meu pequeno conto, apraz-me ver ou melhor saber que quem me lê resiste à tentação de ir fazer qualquer outra coisa possivelmente bem menos interessante que a de continuar na companhia deste ilustre autor de prosa com sentido! propósito! finalidade! objectivo, fito e escopo!
Escopo, que reencontro maravilhoso! Há anos que não acontecia um, com esta palavra difícil!,.. Dizia-se no tempo dos meus avós sobre as palavras difíceis, pouco usadas, serem palavras de sete e quinhentos, como hoje se diz palavras de ten dollars, sabiam?... mas continuemos!, falava-vos do médico, um dos meus médicos mais consultados!,... pois bem no consultório, sentado, diante dele desabafava sobre uma questão polémica que é a da desigualdade social... falei-lhe que os Juizes deste pais onde habito terem ganho um aumento mensal de 1000 euros... duas vezes superior ao ordenado mínimo ... retrucou-me ele de chofre!
- Estudasses!
... ouvi e calei, por gratidão e ser uma pessoa respeitadora dos mais idosos, pois ao contrário de tantos médicos snobs e indiferentes, este médico sempre se mostrou próximo e interessado em efectivamente auxiliar quem o procura!, mas agora que ele não me ouve, eu dir-lhe-ia, com desagrado, haver-me dado uma resposta muito infeliz!, e terminaria dizendo que a natureza é parca na distribuição igualitária das capacidades naturais, dos dons e dos talentos, e injusta em dar inteligência a poucos e muita falta dela a muitos!, promovendo assim a desigualdade logo à nascença! e, em virtude de assim suceder, ser o dever do homem social procurar, por meio da aplicação de leis sociais, suavizar essas abismais diferenças!
 - em vez disso, calei-me e disse para os meus botões, olhando-o com tristeza:
- consciência social? Zero!


Sem comentários:

Enviar um comentário