Translate

sábado, 9 de janeiro de 2010

Agostinho da Silva, excertos - Raul Seixas

https://www.youtube.com/watch?v=KhEQp-KtAi0

http://www.youtube.com/watch?v=8OxlAOvAmZk


«Meu caro amigo: Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim; pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus. Se o criador o tivesse querido juntar a mim não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças bem distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Agostinho da Silva

1 comentário:

  1. Refletindo a reflexão, pq a redundância é necessária...

    "...nunca pense por mim; pense sempre por você..."

    Ser responsável pelas próprias decisões,mesmo as aparentemente involuntárias. Tudo tem o seu preço e até o fato de não decidir já é uma decisão. Atribuir culpas a outras pessoas é uma forma de escapismo,sim, uma fuga para a resolução dos problemas, pq enquanto não se admite o problema ele não pode ser resolvido.

    As situações e pessoas podem até trazer inspirações, mas os atos são próprios de quem os comete... portanto, cuidado nunca é demais.

    Assim, o importante não é a decisão em si, pq certo ou errado são questões pessoais, mas ter a coragem de assumir os resultados e consequências das ecolhas.

    ... uma óbvia deliberação, pois, às vezes, é preciso ser bastante redundante...

    ResponderEliminar